Escadas metálicas agora só com selo do Inmetro

caindo-da-escadaApontadas como os produtos que mais causam acidentes de consumo no Brasil, as escadas metálicas domésticas passaram pela fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que pesquisou a qualidade e a segurança de 6.824 produtos fiscalizados, tendo reprovado 157 marcas, o que representa 2,3% de irregularidade no comércio.

De acordo com o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), essas escadas causam 4% dos acidentes de consumo no Brasil, do total de registros da base de dados do Sistema. “Com os relatos de acidentes de consumo e as pesquisas junto à população, decidimos avaliar questões ligadas à segurança. Fabricantes, importadores e comerciantes já tiveram o tempo para adequar-se à nova regulamentação”, diz o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo.

A novidade é que agora as escadas metálicas de uso doméstico só podem ser vendidas com o selo do Inmetro, de acordo com a as portarias nº 615 e nº 616. O selo deve estar obrigatoriamente no produto e no manual de instrução, atestando que elas estão em conformidade com as exigências de segurança, como a especificação dos degraus, inclinação para a lateral, o braço de reforço, além da estrutura e estabilidade da escada, entre outros itens. O comerciante que fornecer o produto não certificado está sujeito à multa.

Pequenos reparos podem virar um grande risco

A regulamentação das escadas metálicas abrange todo o território nacional e a certificação não se estende às escadas de uso profissional, é restrita apenas às escadas de uso doméstico (até três metros de altura, fabricadas de metal ou ligas metálicas, portáteis e autossustentáveis com acesso unilateral, podendo ser com ou sem plataforma e com ou sem alça de apoio).

Os consumidores que se acidentarem com o produto ou conhecerem vítimas de acidentes com escadas domésticas podem relatar o fato no Sinmac (www.inmetro.gov.br/sinmac). Além disso, o cliente que encontrar escadas sem o selo do Inmetro no varejo deve apontar o fato à Ouvidoria, pelo 0800 285 1818.

Como prevenir acidentes

A seguir, especialistas enumeram alguns cuidados a serem observados para prevenir acidentes durante o uso de uma escada doméstica:

– Antes de usar a escada, verifique a carga máxima especificada pelo fornecedor. Não se esqueça de somar, além de seu peso, o dos materiais e ferramentas que eventualmente você carregará na escada.

– Quando utilizar a escada metálica certifique-se de que ela está totalmente aberta.

– Mantenha-se sempre no centro da escada.

– Evite movimentos bruscos enquanto estiver nos degraus da escada.

– Antes de utilizar a escada, verifique as condições do produto, observando a presença de uma trava de segurança para evitar aberturas e fechamentos acidentais, ferrugem nos pés, deformações ou qualquer falta de estabilidade.

– Se for possível, peça para que alguém lhe ajude apoiando a escada para maior firmeza.

– Se perceber deformações na estrutura da escada, inutilize-a para evitar riscos à segurança.

– Não use escadas em pisos escorregadios ou que apresentem irregularidades, pois o risco de queda é muito alto.

– Use calçados adequados para subir na escada. Evite calçados com solados deslizantes e utilizá-la com os pés descalços.

– Evite usar escadas próximas da rede elétrica. Em caso de desequilíbrio, a reação natural é agarrar-se em algo para não cair, o que, no caso, seriam fios de alta tensão, podendo causar acidentes fatais.

– Observe a inclinação da escada ao apoiá-la em uma parede. Quanto mais inclinada, mais estável e mais segura será.

Conteúdo: Nota Bene Editora | Designed by HospedaNit.