SinCond, a voz dos Síndicos

Em 1992, a grande reivindicação dos síndicos era terem uma entidade representativa própria para defender os interesses dos condomínios comerciais, residenciais e mistos de Niterói e São Gonçalo. Isto porque, para se fazer um acordo salarial com o sindicato dos empregados, por exemplo, era preciso assinarem com uma entidade do Rio de Janeiro. 

Em outubro de 1992, um movimento reunindo síndicos e contadores de Niterói e São Gonçalo resultou na criação do SinCond. Logo o Sindicato conseguiu adequar melhor à realidade local as cláusulas das Convenções Coletivas de Trabalho e, além disso, passou a prestar assistência jurídica aos Condomínios associados, bem como a fornecer de graça os PCMSO  e  PPRA.

Os interesses coletivos dos Condomínios vêm sendo defendidos pelo SinCond através de gestões junto a parlamentares que têm o poder de propor ou rever leis. Em 2006, foi aprovada uma modificação no Código de Processo Civil para que os locadores que recebem dos locatários a cota condominial junto com aluguel, caso não a recebessem, pudessem transformar isso em título executivo extrajudicial. Agora, o SinCond luta para que a medida seja estendida para a cota condominial junto ao condomínio.

Cada vez é mais complicado administrar um condomínio, principalmente no que se refere às obrigações fiscais e legais. Apesar de não ser uma atividade lucrativa, o Condomínio é equiparado a empresas perante o fisco de todos os níveis, do municipal ao federal, os quais, por sua vez, não cansam de modificar frequentemente suas leis e regulamentos, causando ainda mais confusão.

O síndico precisa ter um bom acompanhamento contábil para administrar bem o seu condomínio e não perder os prazos, pois as multas são muito altas e onerosas. O governo não cumpre mais o papel de fiscalizar, transferindo essas obrigações para o cidadão, contadores, síndicos e empresários.

Há tempos, o SinCond cobra a simplificação das exigências legais para os condomínios, pois, afinal, para que tanta burocracia se o papel dos condomínios nada mais é o de realizar o rateio entre os condôminos das despesas necessárias ao seu funcionamento.

 

Diretoria

Presidente do SinCond: Alberto Machado Soares

Diretor Tesoureiro: Nestor de Oliveira

Diretora Secretária: Marli Thereza de Barros Sales Barrozo

Suplentes de Diretoria: José de Lana Neto; Marcio José Miranda da Silva; José Fernando Alves Ferreira Nunes

Conselho Fiscal:  Elza Martins da Silva; Cláudio Maurício de Almeida Pires; Ercole Paulo Garofalo Giglio.

Suplentes do Conselho Fiscal: Silvia Regina Eboli Ribeiro; Cleber de Pinho

 

Endereço:

Avenida Amaral Peixoto, 178 salas 101 e 504 – Centro - Niterói – RJ – CEP 24020-075

Telefax (21) 2620-4263 / 2620-4264 

E-mail: sincond@sincond.com.br

Conteúdo: Nota Bene Editora | Designed by HospedaNit.