Corpus Christi, que este ano cai no dia 19 de junho, não será feriado em Niterói. A quinta-feira será de expediente normal para as atividades de comércio e serviços. Já na vizinha São Gonçalo o dia será de feriado municipal.
Em Niterói o dia religioso será de ponto facultativo nas repartições públicas. Os bancos não funcionarão para o público, seguindo orientação da Febraban para todo o país. Vão ser suspensos serviços como TED e compensações bancárias, mas o PIX permanecerá em funcionamento.
Na semana seguinte, o Dia de São João (24/06) será feriado em Niterói, conforme a Deliberação 1.903, de 1953, que ainda inclui a Sexta-Feira Santa (18 de abril) e Finados (2 de novembro) no calendário oficial da cidade.
Embora Corpus Christi seja celebrado amplamente no Brasil, ele não é considerado um feriado nacional. De acordo com a Portaria MGI nº 9.783, de 27 de dezembro de 2024, a data é classificada como ponto facultativo.
A tradição do tapete de Corpus Christi, confeccionado por fiéis ao longo da Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, será mantida em 19 de junho. Esse evento, que exalta o mistério da Eucaristia, está registrado no calendário turístico da cidade pela Lei nº 3.220/2016.