De olho na segurança do trabalho no Condomínio

dinamicaDesignado

Teve grande repercussão entre os Condomínios o curso de Designado Responsável realizado pelo SinCond  de 5 a 13 de dezembro, para qualificar funcionários incumbidos de cuidar da segurança e da higine no trabalho, conforme preceitua a NR-5. Em cinco dias de aulas, Angelica Cyrino, da Equipemed, formou uma turma de 31 empregados de condomínios que agora vão passar a controlar riscos de trabalho e ajudar a evitar acidentes.

— O ponto principal foi mostrar aos alunos que é melhor todos trabalharem em ambientes saudáveis e seguros do que ser vítimas de acidentes de trabalho. Apesar de todas as coberturas legais, do seguro etc, todos sabemos o quanto está difícil para as pessoas obter assistência médica na rede pública e que os dias afastados do trabalho têm uma cobertura da previdência social que deixa muito a desejar – ressalta a psicóloga Angélica Cyrino.

Segundo a Portaria Ministerial n° 8, de 23/02/1999, toda empresa e todo condomínio com menos de 50 empregados deve ter um deles como Designado Responsável, em vez de constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), exigida para os demais.

O objetivo do curso oferecido pelo SinCond é o de orientar e conscientizar os funcionários de Condomínios sobre, principalmente, as vantagens deles exercerem suas funções em ambientes seguros e higiênicos.

— Fiz uma dinâmica de grupo para que a turma aprendesse na prática os conceitos e as formas de evitar riscos de acidentes tanto os de trabalho como os que possam vir a sofrer os moradores. No último dia, a turma apresentou uma canção feita por eles, demonstrando como ficaram realmente estimulados em cumprir, daqui por diante, seu papel como designado responsável do seu condomínio – disse a psicóloga Angelica Cyrino.

O Designado Responsável deve ser escolhido pela administração do Condomínio, de preferência entre o mais proativo de seus funcionários. Este terá a obrigação de anotar em um livro de ocorrências todas as falhas que encontrar em relação à segurança e à higiene no ambiente de trabalho.

– Entre outras coisas, mostro que o designado deve cobrar do colega de serviços gerais o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Aquele que lida com o lixo, deve usar luvas e sapatos adequados. Em caso de descumprimento dessa exigência, o designado deve advertir o colega e anotar a ocorrência no livro. Também precisam anotar tudo o que observem com relação a riscos de manipulação de produtos químicos, de uso de escadas, de falta de sinalização, de prazo de validade de extintores de incêndio e até o cuidado no acesso ao telhado e à caixa d’água do prédio. No final do curso, a intenção é a de que os formandos sejam multiplicadores do que aprenderam – diz Angélica.

Síndicos dos formandos da turma de dezembro enviaram e-mails e telefonaram para o SinCond revelando a mudança de comportamento e a preocupação que seus funcionários passaram a ter com o dia a dia dos edifícios onde trabalham. Outros administradores também já solicitaram ao Sindicato a criação de novas turmas do curso de Designado Responsável. Diante disso, o SinCond vai realizar um curso por mês. Os síndicos devem entrar em contato com o Sindicato para reservar vaga para seus funcionários.

 

Notícias Relacionadas:

Facebooktwittergoogle_plus
Conteúdo: Nota Bene Editora | Designed by HospedaNit.