Designado Responsável tem nova turma em novembro

Estão abertas as inscrições para uma nova turma, em novembro, do Curso de Designado Responsável promovido pelo SinCond para funcionários de Condomínios. As aulas serão nos dias 21/11, 23/11,  27/11, 29/11 e 01/12. A professora Angelica Cyrino, da Equipemed, vai capacitar novos designados (nomeados pelos síndicos) para os condomínios cumprirem as exigências previstas nas normas de segurança e higiene no trabalho, previstas na NR-5 do Ministério do Trabalho.

As aulas vão ser das 13h30m às 1730m no auditório do SinCond. Cada condomínio pode inscrever um funcionário, pagando os filiados ao SinCond a taxa de R$ 100,00; não filiados R$ 180,00. O pagamento deve ser feito no Sindicato, na Avenida Amaral Peixoto 178, sala 101.

Segundo a Portaria Ministerial n° 8, de 23/02/1999, toda empresa e todo condomínio com menos de 50 empregados deve ter um deles escolhido como Designado Responsável, em vez de constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), exigida para os demais.

— Entre outras coisas, mostro que o designado deve cobrar do colega de serviços gerais o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).  Em caso de descumprimento, o designado deve advertir o colega e anotar a ocorrência no livro. Também precisam anotar tudo o que observem com relação a riscos de manipulação de produtos químicos, de uso de escadas, de falta de sinalização, de prazo de validade de extintores de incêndio e até o cuidado no acesso ao telhado e à caixa d’água do prédio — diz Angélica.

Facebooktwittergoogle_plus
Conteúdo: Nota Bene Editora | Designed by HospedaNit.
CLOSE
CLOSE